head

 

QUESTÕES

TEXTOS

RELIGIÕES

ANGEOLOGIA

ORAÇÕES

MEDITAÇÕES

CIÊNCIA e
ATUALIDADES

CONTATO


A ORIGEM DA VIDA

Antes de abordarmos esta questão, iremos considerar duas formas de ação para que tudo o que existe no universo pudesse se manifestar de uma forma explícita e materializada.

Existe no planeta duas ações que se manifestam aparentemente com uma visão antagônica entre si: o pensamento criacionista e o pensamento evolucionista. O criacionista apresenta Deus como o fundamento da
existência de todos os seres e de todas as coisas que existem, sendo definido como o "espírito perfeitíssimo criador do céu e da terra". Essa definição é aceita por todas as religiões abrâmicas inclusive pelo zoroastrismo.

As inúmeras religiões existentes não fogem desse fundamento básico, apesar das mais variadas interpretações dadas pelos teólogos. Corrente filosóficas e teológicas no decorrer dos séculos alimentam o pensamento básico deísta na forma como Deus operou o milagre da vida.

Outra forma é o evolucionismo. O Evolucionismo ensina que a criação não depende de Deus.

O Budismo não crê em sua existência, afirmando que tudo sempre existiu e que tudo está em evolução, não só nas espécies, como disse Darwin, mas também na antropologia e em todos os ramos onde haja corpos físicos definidos, formados por átomos, moléculas, etc...

São inúmeras as teorias evolucionistas apoiando o pensamento transformista. Como dizia Lavoisier: "na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma"

Hoje com todos os equipamentos disponíveis existentes e também considerando o avanço tecnológico e científico, como reprodução humana assistida, clonagem, célula tronco, cirurgias robotizadas, transplantes, etc...
já não é possível ignorar o avanço científico da humanidade para preservar a vida quando molestada por uma doença fatal como por exemplo o câncer.

Neste exato momento, quando a ciência não consegue modificar um quadro doentio, o ser humano apela para a fé divina, pedindo a ajuda de Deus.

Os defensores da cura pela fé têm seus registros e acreditam na cura milagrosa quando não há mais como resolver o problema através da ciência.

Outras criaturas acreditam unicamente na ciência.

Uma coisa é certa, milhões de vidas são salvas pelo processo evolutivo que aperfeiçoou os métodos de combate às enfermidades – até mesmo as incuráveis – restando para a fé muitas vezes o consolo divino da perda e a
visão do paraíso para o enfermo que sucumbe apesar da destreza médica e da fé do paciente.

O criacionismo tem sua fonte na bíblia judaica. Segundo a bíblia, Deus criou o mundo em 6 dias, descansando no 7°dia.

Se a interpretação for através de períodos cíclicos de milhões de anos, esta crença, aliada à evolução de tudo, poderia modificar o pensamento interpretativo tornando mais aceitável essa visão.